sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Já é Carnaval! Mais de 40 blocos desfilam em Jaraguá Prévias em Jaraguá acontecem hoje e amanhã. O frevo está garantido com o desfile de mais de 50 blocos

Desde 2000 Maceió tem se esforçado para se transformar na capital nordestina das prévias carnavalescas. E parece que está conseguindo. Hoje e amanhã, a partir das 20h, desfilam pelas ruas de Jaraguá e orla da praia de Pajuçara mais de 50 blocos independentes de várias partes da cidade.

A noite mais animada é sempre a da sexta-feira, com milhares de foliões num frenético vai e vem pelas principais ruas do histórico bairro portuário. Eles são arrastados de baixo para cima por 45 blocos, entre veteranos e estreantes. Filhinhos da Mamãe, Jaragua é o Bicho, Arrasta Véia, Bonecos da Cidade e Filhos da Pauta já confirmaram presença.

Este ano, os cortejos seguem novo percurso. Os desfiles começam na Praça Marcílio Dias, passam pela rua Sá e Albuquerque e a apoteose na Praça Dois Leões. De lá, os blocos poderão voltar pela rua Barão de Jaraguá e refazer o trajeto, ou se dispersar.

A novidade é o palco montado na praça Dois Leões. Nele, orquestras de frevos continuam a animar os foliões que não querem parar de dançar. Isso deve diminuir a reclamação de que a festa terminava cedo. Continuam proibidos carros de som ou veículos automotivos. Música só com o talento das orquestras de frevo.

Os primogênitos

Os foliões de carteirinha das prévias dizem, em coro, que a grande dama da primeira noite de festa é a boneca Mamãe, que desfila cercada de centenas dos seus Filhinhos. Casa oficial do bloco, o Museu Théo Brandão, na Avenida da Paz, abre os portões as oito horas da noite.

Desta vez, a recepção é feita por Mamãe e os músicos no bloco Nêga Jujú. O concurso de fantasia está mantido e vai entregar o Prêmio Pedro Tarzan paras os vencedores das categorias luxo, originalidade e irreverência.

Já às 23h acontece o batizado do novo estandarte dos Filhinhos da Mamãe e a despedida do antigo, que ficará sob a guarda do museu. Terminados os rituais, o cortejo sai às ruas à meia-noite sob a empolgante música da Filarmônica Santa Cecília, da histórica cidade de Marechal Deodoro.

O percurso se estende até a igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá. No trajeto estão incluídas passagens pela Avenida da Paz, Praça Marcílio Dias, Rua Sá e Albuquerque e Praça Dois Leões. Também estão mantidas as duas tradicionais apoteoses: escadarias do Palácio do Comércio e a louvação a Nossa Senhora Mãe do Povo.

Democrático, os Filhinhos da Mamãe sempre vão agregando outros blocos que desfilam na prévia carnavalesca de Maceió, entre eles As Moreninhas, o Sururu da Nêga e a Nêga Jujú. O Boi Dragão Lajense já avisou que não vai perder a folia e estará escoltando Mamãe ao lado dos guardiões.

Já no sábado, 14, a folia recomeça cedo. Às seis da matina, no início da praia de Pajuçara, é a concentração do Pinto na Madruga. Logo depois entram em cena As Pecinhas de Maceió e a Turma da Rolinha, além do Concurso de Bois na Praça Multieventos, a partir das 17h.

fonte: tudo na hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário