Durante esta semana sete municípios de Alagoas foram visitados por uma equipe integrada por técnicos do Ministério do Turismo, do Sebrae e das secretarias de Turismo de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, para a avaliação das cidades que farão parte do roteiro integrado entre os três estados nordestinos – Civilização do Açúcar: Caminhos dos Engenhos.
O roteiro é um dos contemplados na segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que vai estruturar novos roteiros integrados nas cinco regiões do país, promovendo maior inclusão social e o resgate dos valores culturais regionais. Inspirado na importância da cana-de-açúcar e seus derivados na formação do Brasil, a “Civilização do Açúcar” agrupa e transforma em atrativos turísticos a influência social, política e econômica da sociedade de senhores e escravos, além de ícones como a produção da cachaça e da rapadura e seu importante legado cultural.
A comitiva, formada também por consultores contratados para a execução do projeto, percorreu, em nove dias, 22 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas: Pilões, Serraria, Bananeiras, Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande e João Pessoa (PB); Goiana, Vicência, Nazaré da Mata, Itamaracá, Igarassu, Olinda, Recife e Ipojuca (PE); Maragogi, Maceió, Rio Largo, União dos Palmares, Pilar, Marechal Deodoro e Coruripe (AL).
De acordo com o diretor de Destinos e Produtos da Secretaria de Turismo de Alagoas, Jair Galvão, foi realizada uma análise técnica dos municípios e seus equipamentos turísticos, observando critérios como infra-estrutura, equipamentos, atrativos e serviços turísticos disponíveis, tempo de percurso e sinalização turística, para que, após a formação de um comitê gestor do projeto, seja formatado o roteiro. “Depois dessa fase, iremos trabalhar com os atores locais de cada município envolvido para integrar a comunidade, e os representantes das esferas pública e privada”.
O diretor afirma ainda que a análise de Alagoas foi muito positiva, principalmente pelo empenho e forte mobilização das prefeituras, junto com o Sebrae-AL e a Setur. “Essa parceria é fundamental para a execução do projeto, que já em fevereiro terá a formação do grupo gestor do roteiro para o desenvolvimento das ações”, destaca.
Roteirização Turística - O projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização é fruto da parceria entre o MTur, o Sebrae e o Instituto Marca Brasil (IMB). O objetivo é apoiar a produção de roteiros turísticos de forma articulada e integrada, por meio da formação de redes de cooperação.
A roteirização turística é uma das estratégias utilizadas no âmbito do “Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil” para estruturar, ordenar, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística. É um processo voltado para a construção de parcerias em níveis municipal, regional, estadual, nacional e internacional, a integração e o compromisso dos atores envolvidos.
fonte: tudo na hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário