sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hermeto Paschoal: para Pernambuco e o mundo jamais esquecer

Assista aos Vídeos desse mestre da musicalidade:

Hermeto Paschoal

Hermeto Paschoal

Hermeto Paschoal

 

O alagoano Hermeto Paschoal foi a grande atração de encerramento da 6ª Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO), na última segunda-feira (07). O comentário da apresentação do multi-instrumentista se definiu com uma simples palavra: 'memorável'. Ao lado de Fábio Pascoal (percussão), Ajurina Zwarg (bateria), Itiberê Zwarg (baixo), Vinicius Dorin (sopro) e André Marques (piano), o "bruxo dos sons" homenageou os ritmos pernambucanos, o maestro Clóvis Ferreira, que estava na plateia, e tocou desde a tradicional sanfona de oito baixos até o piano, além de fazer um surpreendente solo utilizando uma chaleira, ganhando os aplausos entusiasmados do público.
Desde cedo, o dia demonstrava que iria ser mágico. Na manhã, Hermeto visitou a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, para conhecer o grupo, comandado pelo Maestro Forró e bastante popular na região por dar um ar moderno aos ritmos tradicionais pernambucanos. O encontro rendeu uma composição inédita - batizada de "Pascoal Forró" - e um convite para a Orquestra, que fez uma empolgante participação especial no show do alagoano.
No palco, Hermeto Pascoal e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério fizeram uma homenagem a Olinda, cenário da Mimo, com uma versão para o tradicional frevo "Vassourinhas", que ganhou elementos de maracatu de baque virado, jazz, valsa e swing.
O EVENTO - Cerca de 70 mil pessoas compareceram aos cinco dias de concertos, exibições de filmes e oficinas musicais promovidos durante a a Mostra Internacional. Este ano abrangeu também igrejas nas cidades de Recife e João Pessoa. Foi a maior edição do evento até agora e teve como homenageado o Maestro Duda, grande nome do frevo pernambucano.
Ao todo, 25 atrações passaram pelos palcos da Mimo, todas com entrada gratuita. Entre as apresentações mais concorridas estiveram o show do Buena Vista Social Club Stars - que reuniu dez mil pessoas ao ar livre na Praça do Carmo -, o dueto de violinos do francês Didier Lockwood com o paulista Ricardo Herz, de Antonio Nóbrega com a Orquestra Retratos do Nordeste, o primeiro show em Pernambuco do percussionista Jam da Silva, o concerto do cubano Gonzalo Rubalcaba com David Linx e Sérgui Krakowski, a apresentação de César Camargo Mariano e o encerramento com Hermeto Pascoal.

Fonte: texto retirado do site, CadaMinuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário