quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PIB estimado de Alagoas supera média do Brasil no acumulado de 2012

imgresA estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas do terceiro trimestre de 2012 apontou um crescimento de 2,9%. Já o valor do acumulado no ano – entre janeiro e setembro – é de 6,6%, em relação ao mesmo período em 2011, índice que supera a média do Brasil, que obteve um crescimento de 0,7%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (26) pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
Os setores que compõem o cálculo da estimativa trimestral do PIB que apresentaram números positivos são: a indústria, que registrou um acréscimo de 5,0% e serviços (3,3%), destacando-se pelo comércio, que obteve um crescimento de 5,5%. Esses índices fazem com que Alagoas supere os números do Brasil e estados do Nordeste, como a Bahia (3,0%) e Pernambuco (2,3%), neste terceiro trimestre.
“O PIB é a conjunção dos três setores: agropecuária, indústria e serviços. De 2010 para cá, o crescimento da economia alagoana deve-se ao setor industrial, tanto pelo alto número de empreendimentos que estão se instalando em Alagoas, como pelo desenvolvimento da indústria da construção civil (8,7%), devido a programas como o “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
O economista da Seplande, Roberson Leite, destacou que o desempenho no terceiro trimestre de 2012 da área industrial, entre outras causas, se dá pelo aumento no consumo de energia elétrica. “Com a inauguração da nova planta de uma fábrica do setor químico, em agosto, nós tivemos um acréscimo de 25,1% no consumo de energia elétrica industrial”, disse.
Devido aos números positivos no setor da indústria e do comércio, a agropecuária, que apresentou um decréscimo de -9,57%, diminuiu o ritmo de crescimento da estimativa do PIB alagoano. “O desemepnho da agropecuária, que se comparado ao mesmo período do ano passado (8,2%) é negativo, tem como um dos principais motivos a seca. Mesmo assim, Alagoas alcançou resultados menos críticos que outros estados do Nordeste como o Ceará (-19,3%)”, concluiu Roberson.
Os dados do PIB referentes ao terceiro trimestre do ano e ao acumulado de 2012 estarão disponíveis na íntegra no portal Alagoas em Dados e Informações (informacao.seplande.al.gov.br).

Fonte:http://www.maceioagora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário