A seleção de Gana chega a Maceió no dia 11 de junho, e os alagoanos já se preparam para receber os ganeses, que elegeram a capital como um CTS (Centro de Treinamento de Seleções), durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil a partir do dia 12. Pensando em dar aos africanos uma recepção diferente, a Secretaria de Turismo de União dos Palmares criou uma agenda com uma série de atividades culturais e turísticas, que envolvem desde a visita a histórica Serra da Barriga a apresentações de dança de capoeira.
A Serra da Barriga foi por muito tempo o refúgio dos escravos durante a dominação portuguesa e holandesa. A intenção da Secretaria de Turismo de União dos Palmares, onde fica a Serra, é levar parte da comitiva ganesa para conhecer um pouco da África em Alagoas. Outro ponto que será visitado, caso os ganeses aceitem o convite, é a Muquém, maior comunidade quilombola do estado. Os ganeses estreiam no Mundial somente no dia 16 de junho, diante dos Estados Unidos. Antes disso, terão pelo menos quatro dias para treinar no Estádio Rei Pelé, onde ficarão por 25 dias. E durante essa passagem por Alagoas a delegação de Gana poderá conhecer alguns pontos turísticos que têm ligação com parte da história da escravidão no Brasil.
O Engenho Anhumas, onde tem uma famosa senzala, que foi cenário do filme de Cacá Diegues Joanna Francesa, de 1973, também deve ser visitado. Além dos pontos turísticos que englobam ainda o Parque Memorial e o Centro Cultural, a seleção de Gana entrará em contato com a história de Zumbi dos Palmares, o herói negro.
Capoeira e culinária
O artesanato do município, como os trabalhos de barro e a cerâmica, serão apresentados à comitiva, que poderá desfrutar também dos sabores da terra, com a culinária quilombola. Além disso, os alagoanos pretendem receber os ganeses no aeroporto com danças de capoeira. A secretária de turismo de União, Jacineide Maia, destaca a contribuição da seleção de Gana para a valorização do turismo da cidade.
Copa do Mundo - A vinda deles é de grande importância para nós. Não poderia ter vindo uma seleção melhor, já que Gana tem forte ligação com as nossas raízes negras. Estamos elaborando uma série de eventos que irão promover o turismo do nosso município. Temos um potencial cultural/turístico muito grande, e, através de Gana, poderemos expor isso ao mundo. Estamos muito felizes - disse.
Os ganeses estão no Grupo G, que conta ainda com EUA, Portugal e Alemanha. Apesar de ter jogadores de destaque como Michael Essien, Sulley Muntari e Kevin Prince Boateng, os africanos estrearam em copas há apenas oito anos, participaram de apenas três mundiais: em 2006, 2010 e 2014.
Foi mais longe na sua segunda participação, conseguindo chegar às quartas de final, perdendo para o Uruguai em um jogo dramático na disputa de pênaltis. Agora, o técnico Appiah Akwasi espera levar sua equipe mais longe no Mundial de 2014, no Brasil. Mas antes da estreia, os ganeses encaram no dia 31 de maio, os holandeses, em jogo amistoso em Roterdã.
Fonte:http://globoesporte.globo.com/al/
Nenhum comentário:
Postar um comentário