No período de festividades momescas, o enredo é sempre o mesmo. Os arapiraquenses, sem atrativos culturais durante os dias de Carnaval, acabam por migrar para a região litorânea de Alagoas e até para outros estados do Nordeste ou do país.
No entanto, neste ano, com o apoio da Prefeitura, acontece a primeira edição do Arapiraca Moto Festival. Idealizado e organizado pela Pancake House e Lagartos do Agreste Moto Club, o evento vem mudar a cultura de um povo que apenas vê divertimento com ritmos que remontem ao Axé Music e dar acesso a novos ares e sons aos moradores da cidade.
“O objetivo maior, a princípio, não é trazer turistas para passar o Carnaval no município. É proporcionar mais este leque de opções para o arapiraquense. E oferecer isto de forma gratuita, abertamente, o que democratiza ainda mais a sua escolha”, diz Ciro Magalhães, proprietário da Pancake House, que fica nas imediações do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Municipal Ceci Cunha, bairro do Centro.
E é neste local que a festa se dará nos dias 1º, 2 e 3 de março, onde haverá discotecagem com o colecionador de CDs e artista plástico Cícero Brito e com o incentivador cultural Paulo Lourenço da Silva, o Paulo do Bar, além de uma mostra de curtas-metragens alagoanos.
“O que queremos é que as pessoas conheçam outros estilos musicais. Para tanto, ocorrerá mais uma edição do ‘Jazz e Blues na Praça’ durante o evento, bem como do ‘Rock Pró Cultura’. A limitação do público, às vezes, não é financeira, mas de acesso, de desfrutar novos sons”, coloca o empresário carioca por trás do Arapiraca Moto Festival. Ele crê que muitos grupos de motociclistas do Brasil devem também comparecer.
“A iniciativa do empresariado local em fomentar um festival como este é louvável e tem todo o nosso apoio. A nossa cidade tem uma gama de estilos musicais muito grande e nos tornamos polo do Rock nesses últimos anos, ao passo que a prefeita Célia Rocha [PTB] tem investido em projetos como o ‘Som do Mercado’ e o ‘Rock Pró Cultura’, entendendo que esta é uma forma genuína de arte e de identidade cultural”, pontua a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.
Provando isto, há várias bandas de fora, ao lado das da terra. Estão no cast os grupos Arranha Céus, Macaco Sabiá, Metamorfose, Verena (Girau do Ponciano), Janu e os Matutos Urbanos, Ariel/ Kaliban (Palmeira dos Índios), Taboca, Blues Deluxe (Maceió), Phobbiah, L100 (Maceió), Virgin Killer (cover de Scorpions – PE) e Jailbait (cover de Motörhead – Maceió).
Afora, acontecerá exposição de artes e ainda música regional entre os dias do festival, que terá o aparato do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Data: 01 à 03 de março de 2014 - Sábado, domingo e segunda
Nenhum comentário:
Postar um comentário