A pré-estreia da peça 'Madame' será aberta ao público
Após seis bem sucedidas edições do Projeto Linda de Música e Artes Plásticas, o Instituto Zumbi dos Palmares de Rádio e Televisão (IZP) em parceria com o grupo teatral Infinito Enquanto Truque (IET) lança nesta sexta-feira, 10, sua I Temporada de Mostra Teatral do Projeto Linda, com a pré-estreia da peça “Madame”. O evento acontece no Espaço Cultural Linda Mascarenhas e a entrada é franca.
Espetáculo baseado na junção das obras “As Criadas” (1947) e “O Balcão” (1956), do escritor francês Jean Genet (1910-1986) - considerado um dos mais controversos dramaturgos modernos -, a peça “Madame” é a primeira de três montagens do recém criado projeto MASK, desenvolvido pelo grupo Infinito Enquanto Truque especialmente para ser encenado no palco do Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
De acordo com Júnior Almeida, diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, o projeto MASK abre definitivamente as portas do Linda para o teatro alagoano, estimulando outros grupos teatrais a apresentarem seus projetos para o uso do espaço.
A trama da narrativa “Madame”, que abre a I Temporada de Mostra Teatral do Projeto Linda, gira em torno dos antagonismos amor/ódio, admiração/inveja, sagrado/profano, vida/morte, relações que se estabelecem a partir do embate entre uma patroa e seus dois empregados.
Consciente da importância de como o teatro se constitui num elemento poderoso de interpretação da sociedade e reafirmando o que ocorre em toda a obra genetiana, “Madame” questiona conceitos sociais, políticos e morais e busca, através da fala auto-reflexiva dos personagens, denunciar o fracasso da convivência humana e mostrar a fragilidade dos valores que regem a sociedade moderna.
Na encenação dos personagens estão os atores Alderir Souza, que dará vida a personagem Solange (a criada, o carrasco, a prostituta), Silvio Sarmento, que interpretará Clara (o operário, a ladra, a noviça) e finalmente a atriz, Diva Gonçalves, no papel principal de Madame, que representará a juíza, a patroa e a madre.
Sem grande aparato cenográfico, a montagem de “Madame” extrai sua força justamente das atuações, que buscam dar visibilidade aos antagonismos nos exercícios de dominação que estão intimamente ligados.
Segundo o diretor Lael Correa, a luta emocional das personagens se dá através da força teatral dos diálogos. “O texto fala de desigualdade social e suas conseqüências, como a violência, a inveja e a revolta”, afirmou.
Também faz parte do projeto MASK as peças “Na Terceira Noite”, inspirada em contos de Guimarães Rosa e Mário de Andrade e “Fio”, de Lael Correa, baseada nas composições do cantor catarinense radicado em Alagoas, Wado, que serão encenadas entre os meses de julho e outubro deste ano, sempre no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
As três peças são dirigidas pelo ator, diretor e dramaturgo Lael Correa, que trabalha com artes cênicas há 28 anos e está à frente do grupo teatral Infinito Enquanto Truque desde que foi criado, em 1990. Entre seus principais trabalhos estão as montagens teatrais “A Comédia do Rádio” (1992), “Ratofuso” (1997) e “Barca do Inferno” (2005).
Após a pré-estréia, “Madame” permanece em cartaz nos dias 18, 19, 25 e 26 deste mês. Com Ingressos no valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
Sobre o projeto Linda - Com o propósito de ser mais um local voltado para a produção cultural no Estado, o Projeto Linda - lançado em outubro de 2008 -, inicialmente com a proposta de unir música e artes plásticas em um mesmo espaço, lança no segundo semestre deste ano novas possibilidades de utilizar o Espaço Cultural Linda Mascarenhas com atividades voltadas para as áreas da literatura, música, debate, teatro e audiovisual.
“A ideia é que o Projeto Linda, além de fazer com que o Espaço seja uma vitrine para os artistas, também seja utilizado para desenvolver projetos paralelos realizando oficinas e debates voltados para a literatura, música, teatro e audiovisual”, informa Junior Almeida, diretor do Teatro.
Fonte: cadaminuto.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário