Nas portas, janelas e varais, toalhas, colchas, vestidos, saias, blusas e outros acessórios dão o colorido especial ao Pontal da Barra, bairro onde cerca de cem mulheres e homens bordam o artesanato de filé. São mais de 100 pontos que dão nome ao filé, um típico artesanato feito a partir da tela de redes de pesca. Menina de seis anos ou senhora de oitenta e também homens bordam, com graça e beleza, o artesanato mais típico de Alagoas.
Mas o Pontal da Barra é além do artesanato do filé. Tem gastronomia, cultura e ecologia. Para dar mais visibilidade ao bairro, a Associação dos Moradores e dos Artesões vai promover, do dia 19 a 21 deste mês, o I Festival de Artes e Cultura do Pontal da Barra, reunindo artesanato, gastronomia e cultura.
O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Promoção de Turismo, Indústria e Comércio (Semptur), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Braskem, com o apoio das superintendências de Iluminação Pública (Sima), Limpeza Urbana (Slum), Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e de Transporte e Trânsito (SMTT).
A secretária municipal de Turismo, Claudia Pessôa, informou que já manteve contatos com a hotelaria e as agências receptivas para divulgar o evento aos turistas. “O I Festival é importante porque, além de divulgar o bairro, também é uma ótima opção do turismo cultural para os turistas e alagoanos. Nossa meta é que o evento entre para o calendário da cidade”, diz Claudia.
O I Festival de Artes e Cultura do Pontal da Barra, de 19 a 21, começa a partir das 18h, com apresentações culturais da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e Orquestra Filarmônica de Marechal Deodoro. Os grupos folclóricos do bairro, como Fandango, Grupo Claves de Som, Pastoril da Melhor Idade, Coco de Roda, Baianas e Capoeira vão mostrar a beleza da cultura popular.
Já os restaurantes Maré, Peixarão, Renato’s, Jurerê, Ancoradouro e Frutos do Mar vão levar o sabor da gastronomia regional para o I Festival de Artes e Cultura do Pontal da Barra.
Fonte: Secom/Maceió - matéria retirada do site Alagoas 24 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário