terça-feira, 31 de março de 2015

Faça um passeio virtual pela Serra da Barriga (Quilombo dos Palmares)

Primeiro equipamento do gênero no País, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão ocorridas no mundo: a história do Quilombo dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas. Nele, reinou Zumbi dos Palmares, o herói negro assassinado em 20 de novembro de 1695, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.


Acessar: http://serradabarriga.palmares.gov.br/

terça-feira, 10 de março de 2015

Luana Piovani em Maceió estrelando o musical infantojuvenil Mania de Explicação

Musical infantojuvenil com canções de Raul Seixas, que já foi visto por mais de 20.000 pessoas nas temporadas do Rio de Janeiro e de São Paulo, agora parte para encantar o Brasil. O espetáculo conclui com muito sucesso as suas temporadas regulares e chega a Maceió em apresentação única como parte de uma turnê em 9 capitais Brasileiras.
A peça, sucesso de público e crítica já venceu os prêmios Arte e Qualidade Brasil 2014 (SP) na categoria melhor espetáculo infantil, Melhor Espetáculo Infantil de 2014 segundo o Guia Folha, da Folha de São Paulo e 59° Prêmio APCA, de Melhor Espetáculo com Música para Crianças. Ainda foi indicado ao Zilka Sallaberry em 4 categorias, além de outras 5 para o prêmio CBTIJ DE TEATRO PARA CRIANÇAS – 2014.
Mania de Explicação é uma adaptação para o palco do livro de mesmo nome de Adriana Falcão. Com o objetivo de despertar a sensibilidade e a curiosidade de enxergar a vida a partir de vários ângulos e perspectivas, o espetáculo é a porta de entrada de um mundo lúdico e cheio de questionamentos, onde as palavras e seus significados podem levar os espectadores a uma aventura filosófica impulsionada pelos sentimentos.
Em sua quarta produção infantil, a atriz Luana Piovani repete a bem-sucedida parceria com Gabriel Villela, depois do espetáculo O Soldadinho e a Bailarina. Gabriel assina a direção, cenário e figurinos da montagem, que conta ainda com Ernani Maletta na direção musical e traz no elenco, além de Luana, os atores, Janaína Azevedo, Luiz Araújo, Beth Lamas, Ivan Vellame e Diogo Almeida.
“A originalidade contida no livro de Adriana está exatamente no fato de ela ter um conceito de síntese muito grande sobre as aventuras de uma criança que pergunta tudo, na graça com que ela concebe as palavras dessa criança inspirada no personagem original, que é a filha dela”, afirma Gabriel Villela.
Luana conciliou a temporada carioca do infantil com a filmagem do longa-metragem A Noite da Virada, uma produção da O2, com direção de Fabio Mendonça; E ainda durante a temporada em São Paulo, Luana gravou Dupla Identidade, minissérie de Glória Perez, dirigida por Mauro Mendonça Filho.
Sobre o espetáculo
Com realização de Luana Piovani Produções Artísticas e produção da NOVE Produções Culturais, o musical infantil conta a história de Isabel (Luana Piovani), uma menina de 12 anos que tem mania de explicação. Ela desconstrói o significado de palavras do dia a dia para reconstruí-las à sua maneira. Aguçada pela curiosidade da descoberta e motivada pela infinita fonte de desdobramentos que as palavras causam como efeito em seus pensamentos, Isabel não se cansa de tentar decifrar o mundo a sua volta. Uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa (EXPLICAÇÃO é uma frase que se acha mais importante do que a palavra). As pessoas até se irritavam (IRRITAÇÃO é um alarme de carro que dispara bem no meio de seu peito) com aquela menina explicando o tempo todo o que a população inteira já sabia. Quando ela se dava conta, todo mundo tinha ido embora. Então ela ficava lá, explicando, sozinha. (SOLIDÃO é uma ilha com saudade de barco. SAUDADE é quando o momento tenta fugir da lembrança pra acontecer de novo e não consegue. LEMBRANÇAé quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo.)
Na véspera de seu aniversário de 13 anos, as descobertas da menina Isabel ajudarão a explicar seu mundo, transformarão suas fantasias e revelarão o poder de realizar seus sonhos e de entender que aquilo que não tem explicação, não é para ser explicado mesmo. Melhor sentir.
Sobre Figurinos e Trilha Sonora
Os figurinos são sempre um diferencial nas produções assinadas pelo premiado Gabriel Villela. Desta vez, um verdadeiro ateliê de costura foi montado para que uma equipe de costureiras e bordadeiras trabalhasse durante os ensaios e produzissem as roupas no corpo dos atores.
“Levamos para cena várias funções que as artes cênicas reúnem debaixo das suas asas, a dança, o canto e as artes plásticas, uma vez que os figurinos e o cenário dos meus espetáculos costumam ser muito bem elaborados, muito bem acabados, detalhados. E nós sabemos que os deuses do teatro moram nos detalhes”, explica Villela.
Já as canções, de autoria de Raul Seixas, são executadas ao vivo pelos atores, acompanhados de uma trilha composta especialmente para a montagem e arranjos originais de Ernani Maletta, que a assina a direção musical do espetáculo.
“Usamos canções do Raul que até outrora tiveram impacto de contraste durante o regime de exceção que vivemos na década de 70, mas hoje elas ilustram, elas colorem o pensamento da nossa protagonista, uma menina iconoclasta, que não se enquadra nos padrões normais de perguntas e respostas de uma criança da sua idade”, completa o diretor.
Serviço
Duração: 60 minutos
Recomendação: livre
Gênero: musical infanto-juvenil
Local: Teatro Deodoro – Praça Deodoro S/N, Centro – Maceió/Alagoas
Data: Sábado, 14 de março
Horário: 17h00
Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia) – promoção casadinha: na compra de um ingresso adulto valor de inteira, grátis uma meia-entrada.
Vendas: Bilheteria do teatro ou no Stand Viva Alagoas e Folia Brasil
(Vendas online através do site www.gaproducoes.com)
Informações: 3032-5210

7ª Bienal do Livro de Alagoas terá dez dias de agenda cheia

Este ano, a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas promete ser ainda mais agitada. O Centro de Convenções, sede dos dez dias do maior evento literário e cultural do Estado, foi ampliado e totalmente climatizado. Serão mais quatro auditórios com capacidade total de 1.500 pessoas, além de novas salas onde serão realizadas oficinas e palestras. Todo o espaço da Feira de Livros também foi climatizado, trazendo mais conforto e comodidade aos visitantes.
A Bienal será de 20 a 29 de novembro próximo, com o tema Palavras, sons e imagens – Universo de Sentidos. Editoras e escritores nacionais e internacionais já foram contactadas, como a Companhia das Letras, Vozes, Cortês, Contexto e outras mais. “Pensamos em homenagem especial aos escritores falecidos esse ano, como Rubem Alves, Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro. Prestigiaremos sempre os autores, poetas e escritores alagoanos, além de autores do mundo esportivo e da música”, diz Stela Lameiras, coordenadora da Bienal do Livro de Alagoas, única no país organizada por uma universidade e não por empresas particulares.
“Com a ampliação dos auditórios, teremos, consequentemente, maior número de atividades. Serão mais palestras, mais atrações e mais oficinas”, conta Sebastião Medeiros, assessor da Edufal e da Bienal. Outra grande novidade desta edição é que o Teatro Gustavo Leite, que abriga mais de 1200 pessoas, estará disponível para a Bienal nos dez dias de evento. “Esse será nosso grande destaque, nunca tivemos o teatro disponível todos os dias isso nos possibilita trazer mais apresentações nacionais entre culturais, infantis, música, e outras”, diz.
A Bienal do Livro de Alagoas já tem algumas presenças ilustres confirmadas. Além dos escritores alagoanos Sávio Almeida e Cícero Péricles, haverá palestra e lançamento de livros de Mary Del Priori, José Paulo Neto, Paulo Henrique Feijó e Walkíria Leão do Rego. “A medida que outros nomes forem sendo confirmados iremos divulgando”, explica Sebastião.
Fonte: Ascom/UFAL

Gonzagão – A Lenda: a história do Rei do Baião encenada na praça

O palco do Festival Maceió 200 Anos de Verão recebe sexta-feira (16), às 20h, o musical “Gonzagão – A Lenda”, de João Falcão. O espetáculo, já visto por 100 mil pessoas, chega a Maceió para apresentação única e gratuita, na Praça Multieventos, na Pajuçara.
Em formato de cordel, a história de Luiz Gonzaga é cantada em pouco mais de 40 canções, como as clássicas ‘Cintura fina’, ‘O xote das meninas’, ‘Que nem jiló’, ‘Baião’ e ‘Asa Branca’. Na peça, eles fazem parte de um grupo de teatro que conta a história de Gonzaga. Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião.
Escrito e dirigido por João Falcão, o musical reúne prêmios e críticas em diferentes categorias, como teatro, música, direção e figurino. O espetáculo também foi eleito em 2013, um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo.
Em depoimento registrado no site da Sarau Produções, a crítica teatral Barbara Heliodora diz: “O espetáculo é uma agradável e merecida homenagem e evocação de uma figura marcante, cujo sucesso marcou época. As melodias e ritmos do ‘Rei do Baião’ que a compõem mostram bem o quão variadas são as formas da imensa riqueza da música popular brasileira”.
Para exibição em Maceió, o espetáculo conta com o apoio da Prefeitura, que garante mais uma oportunidade de diversão e cultura para o maceioense e visitantes de passagem pela cidade. O patrocínio exclusivo da exibição gratuita em Alagoas é da Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco e uma das líderes no mercado nacional de meios de pagamento eletrônico.
Fonte: Ascom Fmac com Sarau Produções

MPB Petrobras traz João Bosco a Maceió

O cantor, compositor e violonista mineiro João Bosco é a atração principal do projeto MPB Petrobras, em show de voz e violão, no dia 11 de março, às 20h, no Teatro Gustavo Leite. Na abertura, o público confere o trabalho da cantora Mel Nascimento, que apresenta um trabalho com samba e choro. O projeto conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
Depois de mais de 40 anos de carreira e centenas de músicas compostas com Aldir Blanc, formando uma das maiores duplas da história da música brasileira, João Bosco lançou o CD, show e turnê homônimos “Não vou pro céu, mas já não vivo no chão”. A apresentação que o público do MPB Petrobras irá assistir repassa toda a trajetória musical do artista.
Mel Nascimento é formada em canto, já participou de projetos como o Som do Beco e atuou como backing vocal para vários artistas alagoanos, tanto em estúdio como em shows. É integrante do Quarteto Malacada e acabou de lançar o CD autoral “Um bando de Samba 2”.
O MPB Petrobras tem o objetivo de promover a música popular brasileira nacional e local e democratizar o acesso a espetáculos de qualidade.
João Bosco se apresenta em Maceió
João Bosco se apresenta em Maceió
Serviço: MPB Petrobras
Show: João Bosco
Show de Abertura: Mel Nascimento
Dia: 11 de março (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Gustavo Leite
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada), na bilheteria do Teatro Gustavo Leite

Fonte: Ascom/Petrobras

Ed Gama retorna a Maceió com "Ed Gama Contém + de 1 Gama"


Primeiro humorista alagoano de Stand Up comedy, Ed Gama conquista cada vez mais seu espaço no meio nacional. Atualmente, adota o estilo de humor conhecido como “ONE MAN SHOW”, por reunir diversos estilos de humor em suas apresentações.

Primeiro humorista alagoano de Stand Up comedy, Ed Gama conquista cada vez mais seu espaço no meio nacional. Atualmente, adota o estilo de humor conhecido como “ONE MAN SHOW”, por reunir diversos estilos de humor em suas apresentações.
Precursor de iniciativas únicas no estado, o ator e humorista maceioense iniciou a carreira profissional em 2009, se apresentando ao lado de Murilo Gun nas terças de Comédia Stand-up, em sua cidade natal. Nos anos seguintes, fez-se presente na noite alagoana em diversos bares e teatros da capital e do interior. Paralelamente, também idealizou e esteve à frente de alguns trabalhos na televisão, a exemplo do quadro Plantão Resenha, exibido pela TV Alagoas (afiliada do SBT), que tinha como objetivo fazer a cobertura de eventos culturais do estado de modo irreverente, e do programa Quitanda do Riso, exibido pela TV Pajuçara (afiliada da Rede Record). Com o reconhecimento do público, Ed vem se apresentando em várias cidades brasileiras, tendo inclusive realizado uma apresentação internacional em Orlando, nos Estados Unidos e dividido palco com grandes nomes do humor brasileiro como Marco Veras, Leandro Hassum, Paulinho Serra, Gustavo Mendes, Fábio Rabin e os humoristas do Comédia em Pé.
Ed Gama volta a Maceió com sua primeira apresentação depois da vitória no quadro “Quem chega lá?”, do Domingão do Faustão, programa de auditório da Rede Globo, emissora que agora Ed faz parte do elenco fixo e é presença constante nos domingos; onde conquista um espaço consolidado no humor nacional a cada dia que passa.
Em “Ed Gama Contém + de 1 Gama”, espetáculo que será apresentado no dia 25 de janeiro de 2015, no Teatro Gustavo Leite, Ed Gama junta algumas de suas facetas e traz observações bem humoradas, imitações, música e improviso, tudo aliado ao seu jeito moleque e carismático de ser, junto aos convidados Millane Hora e Galã do Brega.
Serviço
Espetáculo: Ed Gama Contém + de 1 Gama
Local: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções de Maceio
Endereço: Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá, Maceió – AL
Data: 25 de Janeiro de 2015
Horário: 20h
Duração: 80 Minutos
Classificação Etária: 14 anos
Pontos de vendas: Mr. Cat (Amélia Rosa e Maceió Shopping), Folia Brasil e Viva Alagoas
Preços: inteira – R$ 60,00 e meia – R$ 30,00
Produção: G A Produções e Eventos
Informações: 3032 5210 / 9601 2828
Fonte: Ascom